5º DIGO prorroga as inscrições; entenda

0
707
DIGO
DIGO (Foto: Lara Vitória)

O Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO) prorrogou as inscrições para curtas e longas metragens. O produtor pode fazer a inscrição do seu filme de forma gratuita até o dia 1 de junho no site oficinal. Serão aceitas produções cinematográficas a partir de 2018 com a temática LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transgêneros, Intersexuais e mais representações de gênero). O festival conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.  

O DIGO é um festival que tem por objetivo estimular e promover a conscientização do público, no que tange o respeito aos Direitos Humanos voltado, especialmente, para a inclusão de gênero. O evento é pioneiro no centro-oeste brasileiro e esse ano segue para a 5ª edição de peito aberto contra o preconceito e qualquer tipo de repressão. Mais de mil filmes de todo o mundo são esperados pela organização do festival esse ano. Eles passarão por análise do júri técnico e em seguida, o público irá conhecer  os selecionados para as Mostras Competitivas. 

DIGO
DIGO (Foto: Lara Vitória)

Os filmes selecionados irão concorrer em categorias como: “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Curta Internacional”, “Melhor Longa Nacional”, “Melhor Curta Nacional”, “Melhor Curta Goiano”, “Melhor Curta Escolhido pelo Público”, “Melhor roteiro”,  “Melhor Atuação” e “Melhor Diretor”. Tem ainda o Troféu Christian Petermann (para o filme destaque) e a Menção Especial (podendo ou não ser determinada pelo júri). 

Além do troféu DIGO, os vencedores do “Melhor Curta Nacional” e do “Centro-oeste” ganharão bolsas de estudo de produção audiovisual na Academia Internacional de Cinema. Segundo o diretor do DIGO, Cristiano Sousa, durante essas últimas quatro edições do festival, o maior aprendizado foi identificar o quanto ele promoveu a conscientização não só do público LGBTI+ e sim de uma camada muito mais ampla da sociedade.

“DIGO é um símbolo de luta contra a repressão e o preconceito. Ele mostra que é possível ocuparmos o nosso espaço no cinema, como cidadãos e produtores que somos. Muitas vezes, as pessoas esquecem de que temos o direito de ocuparmos os espaços da sociedade e também de discutirmos assuntos pertinentes a diversidade”, complementa. 

A conscientização do público sobre a temática LGBTI+ é realizada por meio das mostras de filmes, mas também pelas mesas de debates, com entrada franca. Serão sete dias de programação intensa que envolverá intervenções artísticas, exibição de filmes, debates e engajamento para obtermos uma sociedade mais igualitária e harmoniosa.  

DIGO
DIGO (Foto: Lara Vitória)

SERVIÇO: 5º DIGO 

Inscrições: até 1º de junho

Onde fazer: digofestival.com.br

Mais informações: digo@digofestival.com.br

Inscrições são gratuitas!  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui