Agências de Empregos, já encaminhou seu currículo para elas?

1
345
Agências de emprego
Agências de emprego (Foto: Divulgação)

Hoje em dia, a maioria das empresas possuem em seus sites um canal de cadastro de currículos, sendo que qualquer pessoa independente do perfil, experiência ou formação pode se cadastrar a qualquer momento. Mas será que esta é uma forma eficaz de se inscrever em vaga? Infelizmente não, pois por meio deste canal não é possível saber se o currículo foi visto pelo recrutador.

Também é importante se levar em consideração que algumas empresas fazem buscas diárias em seus arquivos eletrônicos de currículos para analisa-los, outras acessam quando somente estão contratando determinados perfis, e ao acessar, visualizam uma infinidade de currículos, o que aumenta a concorrência entre os candidatos. Também há empresas que por mais que tenham um banco de perfis profissionais, acabam tendo uma equipe de RH enxuta que não possui tempo disponível para pesquisar currículo e terceiriza este serviço, delegando esta atividade para consultorias de recrutamento e seleção. 

As consultorias de recrutamento e seleção (muitas vezes chamadas de agências de empregos), também possuem banco de currículos, mas o que diferencia este arquivo do das demais empresas é que ele é analisado todos os dias, pois elas prestam serviços para várias instituições diferentes e de forma simultânea, ou seja, quando se encaminha um único currículo para alguma consultoria, se torna possível participar de vários processos seletivos, pois ela poderá encaminhar o seu perfil profissional para vários de seus clientes. 

Ao receberem os currículos, as consultorias entram em contato com o candidato, realizam uma “minientrevista” por telefone, ou WhatsApp, mapeiam o perfil do profissional e o encaminha para entrevistas junto as empresas clientes que estão contratando. 

Na maioria das vezes se torna mais assertivo encaminhar currículos para essas agências de emprego, pois um único entregue poderá ser visto por dezenas de empresas. Também se torna mais econômico utilizá-las como intermediadoras, pois evita-se gastos extras com sites de busca de emprego e também com constantes deslocamentos, pois muitas vezes as empresas contratantes vão até as agências acompanhar as etapas dos processos seletivos, o que faz acelerar as contratações. 

Abaixo seguem os contatos das principais agências de emprego que atuam em todo o Brasil: 

Luandre

Gelre

Allis

Robert Half

Quando as consultorias não possuem vagas compatíveis com o perfil do candidato no ato do recebimento do currículo, geralmente eles são arquivados para futuras oportunidades, pois quando algum cliente solicita a busca por um determinado profissional, é necessário já ter indicações de antemão para preencher esta vaga no menor tempo possível. 

Atualmente as agências de emprego são excelentes alternativas para se buscar emprego de forma rápida, segura e econômica. Além das citadas neste artigo, pode-se também buscar as consultorias regionais, que geralmente ficam localizadas nos centros das cidades. Na próxima matéria será abordado o tema de estágio, contendo diversas dicas de como conseguir a primeira experiência na área mesmo antes de se formar. Até lá! 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui