Agosto Dourado e o Aleitamento Materno

0
265
Agosto dourado (Foto site Pais&Filhos)

Até os 6 meses de idade, tudo que o bebê precisa para ficar bem nutrido e se desenvolver é o leite materno. O Agosto Dourado é uma campanha que surgiu em 1991, e visa a conscientização da importância da amamentação.

A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.

A campanha no Brasil

No nosso país, a Semana do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999, do dia 01 ao 07 de Agosto. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui este mês como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.

Campanhas como o Agosto Dourado foram criadas para alertar a sociedade de que a amamentação é um ato natural, de amor entre a mãe e a criança. Ela está simplesmente alimentando seu bebê, protegendo-o de doenças e criando vínculos afetivos. Muitas mulheres ainda relatam ficarem constrangidas ao amamentar em público, isso é resultado de preconceitos e desinformação.

Sendo assim, a iniciativa também é uma forma de educar e envolver mais pessoas e entidades ao apoio desta causa. O movimento é importante para dar destaque aos bancos de leite, demonstrando a necessidade de mais doações para que estes locais estejam abastecidos e auxiliem outras crianças, principalmente as prematuras.

A importância de amamentar

O leite materno é um alimento completo, sendo que o colostro – composto de vários elementos para o desenvolvimento e proteção do bebê, como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros – é considerado a primeira vacina do bebê.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o recém-nascido que recebe o leite materno, em até uma hora após o nascimento, está mais protegido contra infecções. Além disso, neste cenário, há redução das taxas de mortalidade neonatal. Sem contar que esse evento faz com que a amamentação tenha mais chances de ser bem sucedida, nas próximas vezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui