Currículo, para onde mandar?

1
408
curriculo
curriculo (Foto: Divulgação)

Antigamente, até meados dos anos 2000, era comum as pessoas irem até o centro da cidade entregarem seus currículos impressos para se candidatarem a oportunidades de emprego. Em São Paulo por exemplo, existiam profissionais chamados de “plaqueiros”, que vestiam literalmente uma placa com divulgação de vagas, e caso a pessoa se interessasse pela oportunidade divulgada no corpo do plaqueiro, entregava uma cópia do seu currículo.

Graças a transformação digital este cenário mudou: hoje você pode encaminhar seu currículo sem sair de casa, basta ter um computador, celular ou tablet, e claro acesso à internet.

A partir dos anos 2000 as áreas de Recursos Humanos passaram a receber currículos por meio de e-mails, sendo que eles eram abertos, lidos e triados pelos recrutadores, e caso o perfil do candidato fosse compatível com alguma vaga, logo ele era convidado a participar do processo seletivo. 

Com o passar do tempo, o envio de currículos por e-mail passou a não ser mais atrativo para os recrutadores, devido ser um processo moroso e nem sempre assertivo, muitas vezes os currículos recebidos não se enquadravam nas oportunidades existentes e os profissionais de rh passavam o dia todo abrindo e-mail para analisá-los. 

Com a vinda de sites de emprego, os recrutadores passaram a trabalhar com mais agilidade, visto que eles podem fazer filtros de busca com palavras-chaves e com apenas um “click” ter mais de 20 currículos triados dentro do perfil da vaga.

Existem vários sites de currículos, mas vamos listar os mais utilizados pelos candidatos e também pelos recrutadores:

Vagas

Neste site é possível cadastrar o currículo sem custo algum, devido ao serviço ser pago pela empresa contratante. É possível buscar empregos: administrativos, operacionais, área da saúde, estágio e outros.

Algumas companhias que buscam profissionais neste site: Itaú, Tim, Lojas Americanas, Rede D’or – São Luiz, Burger King… São mais de 100 empresas com vagas em aberto neste momento, com divulgação neste site.

Infojobs

Este site é mais voltado para vagas operacionais, também totalmente gratuito ao candidato, sendo possível se inscrever em diversas oportunidades em empresas de vários segmentos e portes.

Há vagas de tele atendimento, segurança, manutenção, ascensoristas, vendedores, porteiros, garçons e outros. Algumas empresas que buscam profissionais no Infojobs: Oi, C&C –Casa e Construção, Caedu, Ri Happy…

Catho

Já para se cadastrar na Catho, e se inscrever em oportunidades de trabalho é necessário assinar um plano (podendo ser mensal ou trimestral) com custo a partir de R$ 26,00. Neste site também é possível adquirir outros serviços, tais como: análise de currículo, confecção de carta de apresentação e simulação de entrevistas, além do assinante poder fazer cursos on-line em diferentes áreas (serviços que poderão ter valores adicionais dependendo do plano de pagamento escolhido).

Algumas instituições que buscam profissionais na Catho: Bradesco, Via Varejo, Latam Airlines, Atento… Há vagas para todos os níveis hierárquicos e perfis profissionais.

Linkedin

Diferente dos sites divulgados anteriormente, o Linkedin não é um site de empregos, mas sim uma rede social. Com esta ferramenta é possível seguir executivos de grandes companhias, acompanhar suas postagens e inclusive compartilhá-las. Também é possível que o usuário também cie seus conteúdos e publique.

O grande diferencial desta rede social é que você ela permite o cadastro de perfis profissionais, sendo que todos os usuários da rede terão acesso ao seu currículo, inclusive profissionais de RH de diversas empresas. No Linkedin também há possibilidade de visualizar vagas e se inscrever quando alguma te interessar. Além deste serviço ser gratuito, o recrutador consegue visualizar o seu currículo e dados de contato no mesmo momento.

Como informado existem diversas maneiras do seu currículo profissional chegar até as mãos de um recrutador, algumas formas são mais assertivas que outras e até mesmo mais ágeis, e  para facilitar este percurso listamos algumas dicas:

  • Mantenha sempre o seu currículo atualizado, incluindo seus dados de contato;
  • Cadastre o seu perfil profissional ao menos em dois sites de empregos diferentes;
  • Reserve uma parte do seu dia para realizar as buscas com tranquilidade;
  • Leia o anúncio da vaga com atenção, pois assim você evita entrevistas que não se enquadram ao seu perfil, economizando tempo e dinheiro com deslocamento.
  • Se possível, mantenha uma cópia atualizada do seu currículo salva em seu celular ou e-mail, pois nunca se sabe quando será solicitado;
  • Antes de comparecer a entrevista, pesquise informações sobre a empresa;
  • Independentemente de estar buscando uma oportunidade ou não, crie um perfil no Linkedin e comece a seguir as pessoas que você admira.

Fique atento a esta maratona de matérias sobre empregabilidade, e no próximo artigo vamos falar sobre as principais consultorias de recrutamento e seleção. 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui